Wednesday, December 5, 2007

Os Velhos

Provavelmente um dos posts mais aguardados deste ano meus amigos! Depois de várias pressões, este texto vai finalmente ser libertado.

Sou um assiduo frequentador de transportes públicos, e tal como toda a gente que frequenta este tipo de transportes, tenho que conviver diariamente com pessoas de idade, no entanto esta convivência está longe de ser pacifica.
Devo confessar que nem sempre frequentei transportes públicos e que este mundo revela-se cada vez mais estranho. Se alguém tiver algumas respostas às minhas perguntas:

1. Aonde é que os velhos vão as 7 da matina num dia de chuva e frio? Será que querem morrer!? Há quem trabalhe e estude, agora os velhos!

2.
Não percebo razão pela qual se sentam ao nosso lado quando o autocarro está vazio e depois tentam meter conversa mesmo quando estamos a ouvir musica, ou pelo menos a fingir que estamos a ouvir! Confesso que muitas vezes levo só os "fones" para servir de barreira à comunicação. Além disto tudo, são autenticos predadores de conversas, sempre à espreita de uma oportunidade para se meterem na conversa!

3.
Ok, eu até percebo a cena de se levantarem às 6 da manhã para apanhar o autocarro das 7h para irem conversar para o centro de saúde ou serem os primeiros a chegar ao mercado! Mas por amor de Deus, e ao domingo? Aonde é que eles vão?


Agora vamos falar de coisas que irritam visceralmente:

1. Existe uma capacidade impressionante dos velhos produzirem muco, que tem de ser expelido de qualquer forma. Já não consigo conceber passar pela baixa na época natalicia sem ouvir uma sinfonia de "Árrruhmm" (para quem não percebe, trata-se do som de um velho a puxar o escarro). Natal é isto, música, pai natal, e velhos a escarrar po chão.

2. A forma como estas pessoas, conseguem não perceber que se estão a meter à nossa frente nas filas. E mesmo quando estão atrás de nós, têm de estar coladas. Já que no entender deles, o facto das pessoas estarem mais perto uma das outras é directamente proporcional à velocidade da fila. Sou um ser territorial, não tenho culpa, gosto do meu espaço.
Além disto tudo, parece haver uma impaciência desesperante no que toca a caixas de supermercado! Nem que haja um bocadinho infimo nos tapetes rolantes das caixas de supermercado, eles conseguem colocar lá tudo, nem que tenham que empurrar as nossas coisas. Porque sabe Deus porquê, não se pode esperar que o tapete ande e as compras não podem ficar um bocadinho no cesto. Podem estar 7 horas no centro de saúde à espera que não há problema, mas quanto mais depressa colocarem as compras no tapete, mais rápido ele anda. Haverá de certeza um modelo estocástico que suporta esta tese da 3º idade.

3. Depois existe toda uma capacidade de falar alto, quase como que cada velhote estivesse na sua ilha e precisasse de gritar para a outra ilha. É realmente um sistema de amplificação admirável.
Mas nada disto se compara às conversações por telemovel, isto sim mete medo!
Eu acredito que na verdade os velhos não confiam na tecnologia de transmissão de dados, são pessoas cépticas. A melhor forma é mesmo gritar ao telefone, de preferência com intensidade proporcional à distância a que está o interlocutor.

Nota: Quando digo/escrevo "velhos" é num tom carinhoso.

Jesus_eh_1_Sr

No comments: